quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bassday 96

Bassday 96 O.Burbridge V.Wooten S.Bailey Bill Dickens

Este vídeo apresenta concerto surpreendente Dave Pomeroy e da Orquestra All-Bass, com convidados especiais Victor Wooten (The Flecktones) e amigos. Filmado ao vivo em Nashville, este vídeo de 1 hora contém algumas das apresentações mais emocionantes bass capturados - todos os preconceitos que você tem sobre as limitações desse "instrumento" simples será destruído para sempre!


Toque de Mestre - Triplo Dominio - Chico Gomes

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Método de Contrabaixo
"Toque de Mestre - Triplo Dominio - Chico Gomes"

Toque de Mestre - Soul Funk Disco - Fernando Savaglia

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Toque de Mestre - Soul Funk Disco - Fernando Savaglia

Toque de Mestre - Slap com Ritmos Brasileiros - Adriano

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Toque de Mestre - Slap com Ritmos Brasileiros - Adriano

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Toque de Mestre - Rock - Fabio Zaganin

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Toque de Mestre - Rock - Fabio Zaganin
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Toque de Mestre - Harmonia para Contrabaixo - Ivan

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 Toque de Mestre - Harmonia para Contrabaixo - Ivan


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Toque de Mestre - Harmonia e Teoria - Thiago Spada

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Toque de Mestre - Harmonia e Teoria - Thiago Spada

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Toque de Mestre - Fundamentos - Ronaldo Lobo

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Toque de Mestre - Conceitos para Improvisação - Geraldo Vieira

Celso Pixinga

Mais uma Video Aula
Celso Pixinga
Workshop Slap Mania
Video Aulas

Artur Maia

Video Aula Artur Maia


Nesta video aula Arthur Maia demonstra um pouco de sobre tudo que os baixista devem saber antes de se aprofundar realmente em seu instrumento. É uma aula que vai do básico ao intermediário e engloba desde a origem do instrumento até demonstração de levadas, estilos e muito mais  
 
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Celso Pixinga

Video aula Celso Pixinga

Uma Ótima video aula do Mestre Pixinga.
Nesta video-aula, Pixinga traz toda sua experiência,
num verdadeiro Workshop de improvisação

Video Aula


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Celso Pixinga

Celso Pixinga

Biografia

"A troca da guitarra pelo baixo foi a coisa mais importante da minha vida musical".
É com essa frase que Celso Pixinga define sua história musical. Considerado o maior baixista do Brasil e um dos melhores do mundo.

A carreira

Reconhecido internacionalmente como um dos contrabaixistas mais rápidos do mundo nos baixos de 4 cordas, com a utilização da técnica do SLAP, na década de 80 Celso Pixinga tornou-se professor de contrabaixo e, em 1987, lançou seu primeiro trabalho: "Pixinga". No ano seguinte, apresentou-se no Free Jazz Festival.

"Mr Funk", o segundo disco de sua carreira, foi lançado em 1990 e trouxe faixas como "Gas Truck" e "Gol do Miller". Em 1995, já consagrado em todo o país e depois de ter tocado com Gal Costa, Wanderléa e outros artistas, o baixista lançou "Vôo Livre", que mostrou com clareza as influências do funk, do jazz e da música brasileira no som produzido por Pixinga.

O ano de 1997 foi marcado por grandes acontecimentos na carreira de Celso Pixinga. O músico foi o primeiro contrabaixista a lançar um disco, "Wake Up", no Blue Note de Nova York, conhecido como o templo do jazz, além de tocar com Gonzalo Rubalcaba, considerado pela crítica mundial o melhor pianista do mundo. Apesar da pouca divulgação da música instrumental no Brasil, Pixinga conseguiu manter-se no cenário dos grandes músicos e gravar seus CDs. Em 2000, chegou às lojas "O Sonhador", no qual Pixinga tocou acompanhado pela banda PX Band e comprovou o título de baixista mais rápido do mundo nas músicas "Pé na Estrada", "Sonhador", "Slap" e outras. No mesmo ano, tocou ao lado do grande baterista americano Dave Weckl.

Uma das características de suas músicas são os ritmos variados que Pixinga utiliza em suas composições. No CD "Quase Acústico", lançado em 2001, o baixista mescla seu estilo próprio com o samba e outros ritmos brasileiros. O disco lançado em 2002, "Celso Pixinga & A Gig", trouxe os vocais das cantoras Rita Kfouri, Cida Souza, Tatiana Parra e Maria Diniz em músicas dançantes. Além disso, fez releituras de canções de Ivan Lins e Vitor Martins e homenageou os DJs na faixa "Mr DJ".

O CD "O Condutor", de 2002, é considerado um dos mais diferentes de Celso Pixinga, pois contou com a participação de apenas dois músicos: ele mesmo, no contrabaixo, e João Carlos Godoy no teclado. O disco é uma junção sutil da música brasileira, latina e os vários estilos do jazz, entre eles o rock, o latino e o tradicional. Os destaques desse trabalho são as canções "Pro Gol", "Intervalo" e a versão de "Milestones" de Miles Davis. Em 2003, lançou "Celso Pixinga".
No seu currículo de 25 anos de carreira, o contrabaixista conta com 7 vídeo-aulas, 1 contrabaixo e 1 amplificador com seu nome, 2 DVDs e a coordenação do Instituto de Baixo e Tecnologia da EM&T (Escola de Música & Tecnologia). Entre os artistas que já acompanhou estão: Evandro Mesquita, Ângela Rô Rô, Gal Costa, Mozart Mello, Fat Family, Gonzalo Rubalcaba, Dave Weckl, Taj Mahal,Kiko Loureiro e outros. Além disso, Pixinga já se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul.



Baixista Arthur Maia

Arthur Maia

Arthur Maia (Rio de Janeiro, 9 de Abril de 1963) é um músico brasileiro. Iniciou a carreira tocando bateria, até ganhar um baixo elétrico, aos dezessete anos.
É sobrinho do baixista Luizão Maia, com quem aprendeu as primeiras técnicas no baixo, e de quem herdou a peculiar sensibilidade que desenvolveu neste instrumento, antes conhecido por sua limitação, mas que teve a partir de Arthur uma nova releitura, passando a ser usado por ele como instrumento não apenas de acompanhamento, mas também de belíssimos solos.

Arthur Maia iniciou também uma nova reaplicação do baixo fretless (sem trastes), que o torna freqüentemente solicitado por artistas brasileiros e estrangeiros. Acompanhou artistas como Ivan Lins, Luiz Melodia, Márcio Montarroyos, Jorge Benjor, Gal Costa, Djavan, Gilberto Gil e Ney Matogrosso, além de gravar com Ana Carolina, Caetano Veloso, Djavan, Fernanda Fróes, George Benson, Gilberto Gil, Juarez Moreira, Marisa Monte, Mart´nália, Roberto Carlos, Seu Jorge, Toninho Horta e outros grandes nomes da música brasileira e internacional.
 Participou de diversas bandas de nome e renome, como Pulsar, Banda Black Rio, Egotrip e o grupo instrumental Cama de Gato. 

Em 1990 gravou seu primeiro disco solo, que ganhou o Prêmio Sharp.
Participou dos principais festivais internacionais tais como o New York Jazz Festival, o Festival de Jazz de Paris, o Montreux Jazz Festival, o Lugano Jazz, o Free Jazz Festival e o Heineken Concerts (Brasil), entre vários outros.


Seu trabalho mescla influências do jazz, funk, samba, swing e reggae.

Os discos de Arthur Maia também são caracterizados pela participação de vários outros artistas do Gênero, tais como: Hiram Bullock, Seu Jorge, Martnália entre outros.

Discografia

Maia (1991) 

Sonora (1996)

Live with Hiram Bullock (1999)

Planeta Música (2002)

O Tempo e a Música (2010  

DVD Ronaldo Lobo


Ronaldo Lobo
Contrabaixo na linha de Frente

Esta vídeo-aula é resultado de muito estudo, pesquisa e anos de ensino de contrabaixo elétrico. Traz teoria, técnicas e conceitos do instrumento, procurando o melhor aproveitamento de tempo e esforço. Aqui estão os princípios básicos para você se tornar um grande contrabaixista. Acompanha livreto com partitura e tablatura.
75 min. aprox
tocar contrabaixo
Tocar contra baixo